top of page
  • HISTÓRIA

A Cruz Vermelha Brasileira - Rio de Janeiro trouxe para o Estado toda a filosofia desta reconhecida Sociedade Internacional de Socorros, auxiliando os poderes públicos em épocas de conflitos armados, e através do Comitê Internacional da Cruz Vermelha faz a fiscalização das Convenções de Genebra e promove a difusão do Direito Internacional Humanitário.

Fundada em 

 

Em tempos de paz, como é do conhecimento geral, as metas difundidas pela Federação Internacional de Cruz Vermelha são reduzir o impacto dos desastres naturais, das doenças e epidemias, aumentar a capacidade das comunidades locais, tratar as situações de vulnerabilidade mais urgentes, diminuir a intolerância, a discriminação e a exclusão social além de promover o respeito pela diversidade e a dignidade humana

 

A Cruz Vermelha Brasileira trabalha atenuando o sofrimento humano.

A instituição faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, consideradas as maiores redes humanitárias do mundo. Neutro e imparcial, o movimento oferece proteção e assistência à pessoas afetadas por desastres e conflitos armados, e conta, atualmente, com cerca de 97 milhões de voluntários, parceiros e colaboradores que atuam em 192 países. No Brasil, a Cruz Vermelha está presente desde 1908, levando ajuda humanitária seja para pessoas atingidas pela seca no Nordeste seja para quem sofre permanentemente com as enchentes no Rio de Janeiro.

 

Baseamos em nossos Sete Princípios Fundamentais:

Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade.

Suas ações no cumprimento de sua missão humanitária estão voltadas para as seguintes áreas essenciais:

Saúde, Educação, Primeiros Socorros, Juventude, Voluntariado, Meio Ambiente e Restabelecimento de Laços.

 

A Filial se sustenta por meio meio de doações espontâneas e cursos. 

Aos interessados em ajudar, a Cruz Vermelha Brasileira Filial do Rio de Janeiro, entre em nosso página Doações.

Lamentavelmente, em períodos de normalidade a instituição sofre sem ajuda necessária à sua sobrevivência. Muitas vezes, quando o problema sai da mídia, muitos abandonam o cenário de calamidade. Nesta hora, os voluntários da Cruz Vermelha fazem um trabalho solitário e pouco reconhecido. Temos alguns bons parceiros, porém, certamente se mais tivéssemos, faríamos mais pela população em vulnerabilidade social. Para fazer doações, basta entrar em nossa página doações.

  • Escola Técnica de Enfermagem - Fotos históricas

Considerada uma das mais antigas escolas de formação técnica de enfermeiros do país. 

A primeira turma foi formada há exatamente um século, em 1917. A Escola Técnica de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira Filial Rio de Janeiro tem muitos motivos para comemorar esses cem anos de existência. A escola ténica formou mais de mil profissionais que exercem atividades em diversas unidades hospitalares em todo o país.

 

- Atualmente o curso não está captando novos alunos

 

Agradecemos ao Arquivo Nacional por disponibilizar seu acervo a nós.

No último dia 3 de Junho de 2022 a Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado do Rio de Janeiro, em sua grande conquista, iniciou a entrega dos Diplomas de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem aos alunos da instituição.

Esteve Presente nas primeiras entregas acompanhando o Presidente da Filial do Estado do Rio de Janeiro senhor Victor Marcelo o Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira o senhor Júlio Cals e toda a equipe de colaboradores da Escola Técnica de Enfermagem.

Ressalta-se que esta caminhada foi desafiadora e superada com grande trabalho em equipe junto aos Colaboradores, Direção e Presidência onde pode a Instituição eternizar este momento da entrega e conquista de todos.

Aos nosso Alunos, que possam celebrar esse momento como nunca, pois sabemos o quanto se dedicaram e se empenharam para essa conquista, desejamos que seja apenas o início da trajetória profissional de cada um de vocês e desejamos sucesso nesta nova caminhada.

O Presidente Estadual, Victor Marcelo agradece o empenho de todos os alunos e os parabeniza por se formaram Técnicos de Enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira.

"Faremos sempre o melhor para cada aluno, voluntário, colaborador e cidadão que nos buscar"

Agradeceu também a todos que passaram pela instituição e contribuíram direta e indiretamente para esse momento.

Missão Cumprida!

-Alunos em foto representando suas turmas

  • DIRETORIA ESTADUAL VIGENTE

Presidente Estadual: Victor Marcelo Santos

Vice Presidente Estadual: Márcia Tostes

Chefe de Gabinete: Rodrigo Sant'anna

Secretário Geral: João Saguie

Diretor F.: Fabio Asis

1ª Suplente: Claudete Soares

  • DEPARTAMENTOS

Os nossos departamentos são compostos por equipes técnicas altamente qualificadas.

Na Cruz Vermelha Brasileira - RJ também existe a Escola Técnica de Enfermagem que atua e já capacitou mas de mil profissionais desde o ano de 2008, mantendo um Projeto do Órgão Central que desde a sua fundação mantém uma das Escolas de Enfermagens mais antigas do País.

  • Filias Municipais e Coordenações Municipais

Cópia de Org CVBRJ (1).png
IMG_0596_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-08-09 at 17.26.08.jpeg
bottom of page