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Matrículas até dia 20/01/2022

Início da turma: 12/02/2022

Duração do curso: 48h | Sábados, quinzenais (8:00 – 17:00 H)

​Como forma de otimizar a utilização dos serviços públicos e privados de saúde, e resgatando a participação ativa do familiar no cuidado do paciente, cada vez mais os serviços têm aprimorado e priorizado a assistência profissional domiciliar. Nesse contexto, a Assistência de Enfermagem Domiciliar torna-se cada vez mais importante, tanto no âmbito da desospitalização e transição segura de cuidados, quanto na prevenção e promoção da saúde. O curso de atualização e aperfeiçoamento em Home Care objetiva o preparo da equipe técnica de enfermagem para essa atuação, garantindo um cuidado de qualidade, segurança e alcance dos melhores resultados assistenciais em todas as faixas etárias e fases do ciclo saúde-doença.

 

Objetivo: O Curso busca qualificar numa visão multiprofissional, multi/inter/transdisciplinar pessoas que concluíram o ensino técnico em enfermagem, com ou sem limitações para as atividades de vida diária, desenvolvendo com incentivo e motivação as suas habilidades e capacidades de relacionar com esta faixa etária, familiares e equipe envolvida de forma humanizada.

 

Público Alvo: Técnicos de Enfermagem, enfermeiros, estudantes de enfermagem e estudantes de tec. De enfermagem.

Investimento do curso: R$900,00 parcelamos nos boletos e nos cartões.

Metodologia:

Aula expositiva dialogada

Gincanas e dramatizações

Estudo de Casos e solução de problemas

Círculo de Estudos

Estudos dirigido em Grupo

Dinâmica em Grupo

Objetivos específicos:

Abordar o papel do idoso na sociedade atual; • Conhecer os aspectos do processo de envelhecimento, as modificações corporais e os efeitos psíquicos as patologias; • Difundir as políticas públicas de atenção ao paciente; • Melhorar as relações humanas entre o profissional /paciente /familiares e comunidade; • Debater sobre maus-tratos aos pacientes com vistas a socialização; • Abordar os cuidados de higiene do paciente e orientações básicas para as atividades de vida diária; • Conhecer procedimentos de primeiro socorros e locomoção da pessoa assistida; • Abordar sobre os cuidados com a saúde bucal e sua relação com a saúde geral • Compreender o processo de envelhecimento do sistema estomatognático (biológico e patológico); • Conhecer as possibilidades de lazer e atividades lúdicas e esportivas com pacientes acamados; • Esclarecer sobre práticas alimentares adequadas para cada problemática • Trabalhar a sexualidade no paciente acamado; • Discutir a prática do acompanhamento e seu trabalho diário; • Abordar a dimensão ética do trabalho como home-care; • Entender a importância do auto-cuidado no papel do profissional; • Conhecer a realidade do idoso nas instituições de longa permanência para idoso.

Processo de avaliação:

Observação sistemática do estudante nos aspectos cognitivo e humanizado

Observação do processo de formação (pontualidade, responsabilidade, interesse, organização, higiene pessoal, higiene ambiental, relacionamento aluno/professor, relacionamento aluno/idoso, relacionamento aluno/aluno, participação, pontualidade dos trabalhos, uso de equipamento de proteção, trabalho em equipe e frequência)

Auto-Avaliação

Análise das produções individuais e coletivas dos alunos

Teste escrito e/ou oral

Dramatização

Jogos.