top of page

 Juventude 

Os jovens da Cruz Vermelha caracterizam-se por trabalhar baseados nos Princípios Fundamentais da Instituição (Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade)  com crianças e jovens, bem como os valores da cooperação e da solidariedade.

 

Desenvolvem a ações sem esquecer o seu contexto e tendo em conta as necessidades sociais dos grupos mais desfavorecidos e, consciente das necessidades de cada comunidade, tentam partir da realidade local e ajustar-se criando uma dinâmica própria.

O Departamento de Juventude da Filial Rio de Janeiro está sempre em movimento com voluntários comprometidos em trabalhar em equipe, conhecer melhor a realidade em que vivem, participar em ações educativas ou em atividades que busquem sempre melhorar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

 

A Cruz Vermelha reconhece que pode ser um campo onde cada um dos jovens que a integra constitui um pilar fundamental para o seu funcionamento e além disso um campo aberto à colaboração de todas as pessoas cujas ideias e interesses possam ser importantes para o nosso trabalho. Para ser um membro desta equipe é necessário um contato inicial, por telefone, e-mail ou direto onde se agenda uma entrevista inicial para identificação do perfil do candidato.

 

Se na entrevista estes jovens, na faixa de 18 a 30 anos podem assumir compromissos para partilhar o teu tempo e disponibilidade, acreditam que a missão e os  objetivos da Cruz Vermelha são positivos e que sua contribuição para fortalecê-los é indispensável, eles são encaminhados para participar no curso de Formação Básica Institucional condição inicial  para o primeiro passo dos muitos que poderão dar dentro da maior instituição de voluntariado do mundo.

 

Os jovens, como voluntários de uma instituição como a Cruz Vermelha, fazem parte de uma rede de ações que iniciam muitas vezes num pequeno município mas que podem atingir participações além das divisas nacionais, já que o Movimento Internacional da Cruz Vermelha está presente em mais de 180 países no mundo, agindo em situações de respostas imediata.

 

O nosso quadro de voluntários do Departamento de Juventude é bem diversificados, todas movidas pela ideologia da instituição interagem na busca de melhorias para a população, atuando nas atividades com o mesmo dinamismo e dedicação. A presença das diferentes classes sociais muitas vezes ajuda no sentido de equilibrar qualquer condição de favoritismo.

bottom of page