História
 

A capacitação em Primeiros Socorros em grande escala depende da existência de organizações locais capazes de disseminar a formação voltada para essas técnicas. A diferença entre a Cruz Vermelha, que é a maior instituição humanitária do mundo, e outras empresas do segmento educacional voltadas para esta área é a nossa história, nossa experiência e o nosso papel social.

 

NOVAES & NOVAES (1994) escreveram a respeito da história dos Primeiros Socorros, que surgiu com Jean Henry Dunant em 1859 e pretendia instruir pessoas da comunidade para ajudar os feridos de Guerra, de forma indistinta. Das ações desenvolvidas por Henry Dunant surgiu a Cruz Vermelha em 1863 que, em mais de 150 anos de história, vem desempenhando papel fundamental em sua missão de atenuar e amenizar o sofrimento humano.

 

O Departamento Estadual de Primeiros Socorros da CVB-RJ trabalha sob os ideais e princípios do movimento, promovendo cursos com alto padrão de qualidade reconhecida pela população e órgãos públicos, de acordo com os mais recentes protocolos e recomendações internacionais onde especialistas de diversas Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha estão envolvidos.

 

O que fazemos
 

Promovemos um modelo de excelência na educação em Primeiros Socorros. Para isto, buscamos melhoria contínua do processo de formação de instrutores e integração com pesquisas. Além dos nossos recursos humanos, investimos nos melhores materiais e equipamentos que levam os alunos a aprenderem em uma metodologia teórico-prática.

 

Executamos projetos junto ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Defesa Civil Municipal e Estadual, entre outros parceiros. Por exemplo, nossos socorristas atuam durante o verão em diversos postos das praias cariocas auxiliando o atendimento a vítimas e, com a Defesa Civil Municipal, nossos instrutores capacitam anualmente em cursos na área dos Primeiros Socorros, aos Agentes Comunitários de Saúde e milhares de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

 

Também atuamos, de forma neutra e imparcial, com a prestação de Primeiros Socorros à vítimas que possam ocorrer em manifestações ou outros eventos com grande presença da população, com possibilidade de ferimentos.

 

Nosso objetivo
 

Primeiros Socorros salvam vidas! O Departamento Estadual de Primeiros Socorros tem como objetivo estruturar, normatizar e operacionalizar tudo o que é referente ao assunto dentro da CVB-RJ, em suas filiais e coordenações municipais com o intuito de aumentar a capacidade de resposta da população do Rio de Janeiro a atender e identificar situações de urgência e emergência.

 

Cidadãos independentes e resilientes tornam a sociedade como um todo mais forte. A Estratégia de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira – Rio de Janeiro para o período de 2015-2018 reflete o comprometimento da CVB-RJ em cumprir o objetivo supracitado e corresponde aos Objetivos Estratégicos da Estratégia 2020 da FICV, sendo elas:

 

        1. Salvar vidas, proteger modos de vida e fortalecer a recuperação de desastres e crises;

        2. Fornecer um ambiente saudável e seguro para viver;

        3. Promover inclusão social e uma cultura de não-violência e paz.

 

Nossa equipe
 

Os profissionais responsáveis pela atuação do Departamento de Primeiros Socorros são oriundos das mais diversas formações, trabalhamos com profissionais da área de Saúde e outros com experiência e formação no atendimento a urgências e emergências.

 

Nosso Curso de Formação de Instrutores em Primeiros Socorros, atividade realizada a 08 anos, com o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, capacita aos novos instrutores na nossa metodologia de ensino de Primeiros Socorros.

 

Mesmo após formados, o Departamento oferece aos participantes Oficinas de Formação Contínua e tem que comprovar competência através de ferramentas que avaliam o conhecimento, habilidade e atitude dentro da Cruz Vermelha.

 

Buscamos continuamente o crescimento de uma rede de socorristas ativa com cobertura significativa no Estado do Rio de Janeiro. Para levar primeiros socorros a mais pessoas, muitas Sociedade Nacionais, inclusive a Cruz Vermelha Brasileira, se concentram em ensinar habilidades simples que podem salvar vidas.

 

O nosso lema é: “Primeiros Socorros para todos”, conheçam as atividades realizadas pelo Departamento Estadual de Primeiros Socorros!

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta - 08:00 - 18:00

Sábados - 08:00 - 12:00

LOCALIZAÇÃO

Praça da Cruz Vermelha, 10/12 - 2º Andar

Centro - RJ 

CEP: 20230-130

 

(21) 2508-9090

(21) 2224-1941

Secretaria Escolar: (21) 97343-6796 (Somente WhatsApp)

 

 

Cruz Vermelha Brasileira - Rio de Janeiro - 2020