top of page

 Psicologia 

Função do Departamento

O Departamento de Psicologia, inicialmente criado em 2012 para atender as demandas de desastres naturais, aéreos e sociais, tem hoje como função dois eixos básicos de atenção:

  • um eixo interno voltado ao público interno (voluntários e colaboradores), além do suporte aos outros departamentos da Instituição e,

  • um eixo externo voltado a população em sofrimento, as atividades de ajuda humanitária e suporte psicológico em situação de desastres as vítimas primárias, secundárias e terciárias, além do apoio aos parceiros em relação ao processo da gestão de riscos, ao treinamento e capacitação técnica e, a difusão da missão e princípios da Cruz Vermelha.

 

Objetivos

Atuar em todo no Estado do Rio de Janeiro nos dois eixos básicos de atenção com projetos específicos e demandas emergenciais. Formar, orientar, capacitar e manter vinculado a instituição os voluntários da área, estudantes e profissionais.

Criar projetos com propostas de ampliação das atividades do departamento e sustento financeiro do mesmo.

Realizar Fóruns, Palestras, Cursos e Workshop dentro da área.

Proporcionar condições de troca de conhecimento com outros profissionais, de outros saberes que atravessam as práticas da Psicologia na área Social, Clinica e, sobretudo, Emergência e Desastres para enriquecimento profissional e fortalecimento da equipe nas atividades externas e junto a outros departamentos.

 

Psicólogos voluntários do Departamento de Psicologia

O Departamento possui um cadastro de 160 voluntários. Fazendo um balanço rigoroso em 2015, a Psicologia conta com 70 voluntários mais atuantes, sendo que apenas 30% ainda são estudantes. Destes podemos contar com cerca de 40 voluntários fidelizados ao departamento, ou seja que frequentam regularmente os encontros de capacitação, participam de projetos e realizam atividades. Contamos ainda com mais 90 psicólogos que compõe a lista daqueles que colaboram ou que já foram voluntários, mas que não estão atuantes neste ano por motivos diversos da sua vida profissional ou pessoal.

 

Atividades e Projetos dentro do Departamento de Psicologia

SUPORTE PSICOLÓGICO AS VÍTIMAS DE DESASTRES NATURAIS E SOCIAIS

 

Iniciado em novembro de 2012 possui uma equipe psicólogos voluntários chamado de Força Especial de Suporte Psicológico, para atuar desde projetos que envolvam a gestão dos riscos, como em situações de crise, desastres.

 

SUPORTE PSICOLÓGICO AS VÍTIMAS E FAMILIARES DE DESASTRES AÉREOS

 

Incluídos nos Planos de Emergência das Cias Aéreas Internacionais e, a partir de 2012 das Cias Aéreas Nacionais, a Cruz Vermelha tem sua atuação registrada para este suporte. A equipe que compõe foi selecionada pela fidelização, capacidade técnica profissional e fluência em algum idioma.

 

ESTRATÉGIA DE SAUDE MENTAL - CONSULTÓRIO PARA ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

 

Iniciado em Janeiro/2014 para atendimento psicológico a população de baixa renda, atualmente mantem a equipe funcionando de segunda a sábado.

 

Aberto para grupos terapêuticos e atendimento individual com crianças, adolescentes e adultos. Possui uma equipe de 12 psicólogos pós-graduados nas suas áreas de atendimento.

 

SUPORTE PSICOLÓGICO E APOIO PSICOSSOCIAL AOS REFUGIADOS E IMIGRANTES

 

Iniciado em Julho/2014, conta com 15 psicólogos bilíngues (inglês, francês, alemão, espanhol) para suporte psicológico aos refugiados no Brasil.

 

PROJETO: RECOMEÇAR - DEPENDÊNCIA QUÍMICA

     

- Atendimento ambulatorial: Iniciado em 2013, hoje é coordenado por equipe multiprofissional com Psicólogas e Psiquiatra para tratamento de dependências e compulsões, no consultório de clínica social.

         

- Palestras nas Escolas: Oferece palestras de orientação e prevenção aos alunos, professores e pais nas escolas públicas e particulares de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro.

                  

- Curso de capacitação básico e avançado

 

PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DE CAMPO DE ESTÁGIO

 

- 2013 e 2014: Psicologia do Trabalho com a UERJ

 

Iniciado em setembro/2013, já tivemos um total de seis estagiários. É parte do projeto de extensão da UERJ atua com estagiários, estudantes de psicologia, que se renovou a cada seis meses.

     

- 2015: Psicologia Social Comunitária com a UNIABEU

 

Iniciado em Março de 2015, visa atuar na Baixada Fluminense, especialmente nos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti e Duque de Caxias num trabalho direto com as comunidades locais.

 

PROJETO: INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

Criado a partir do I e II Fórum de Psicologia da Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado Rio de Janeiro, em julho/2014 e Maio/2015, para prestar suporte as filiais municipais na construção de intervenções psicossociais as suas respectivas comunidades. Para isso, conta com toda a equipe FESPsi em visitas a todo o Estado através das filiais e coordenações. As futuras visitas serão realizadas em 2016 as filiais e coordenações que participaram dos Fóruns.

 

PROJETO: ACOLHENDO CORAÇÕES E RESIGNIFICANDO HISTÓRIAS

 

Iniciado em Outubro de 2015, o projeto visa trabalhar com crianças e adolescentes em situação de abandono, acolhendo as demandas emocionais que refletem na forma como cada um se coloca e reage ao mundo que o cerca.

 

Voluntários formados e estudantes atuarão com grupos terapêuticos numa Casa de Acolhida no município do Rio com crianças e jovens que se encontram em situações de abandono ou vulnerabilidade social e com poucas perspectivas quanto a um futuro de superação e sucesso. Pensamos que poderíamos contribuir com esse público para atendimento e acolhimentos destes corações aflitos e muitas vezes perdidos nas suas angústias e medos. Consideramos que as possibilidades podem ser para todos e todas desde que possam acreditar que possam aceitar as suas histórias, se conhecer melhor, se fortalecer emocionalmente e ressignificar suas vidas.

 

PROJETO CRUZ VERMELHA NAS PRAIAS

 

Realizado em parceria com o Departamento de Socorros e Desastres entre os meses de dezembro a março, participam cerca de 30 estudantes de Psicologia e um líder do projeto dando suporte as crianças perdidas na orla da praia da zona sul.

 

Neste trabalho podemos identificar  dados importantes:

 

- Faixa etária mais atendida: de 06 a 10 anos

- Prática comum: se perdem ao retornar da água, perdem o referencial de localização dos responsáveis

- A maioria do sexo masculino

- Moradores da zona norte

- Maior incidência no posto 8 da zona sul

 

 

 

 

bottom of page