
Saúde Mental, Processos Migratórios e Restabelecimento de Laços
Para saber mais clique em inscrição
Vagas limitadas
Carga Horária: 20h
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h ( Integral)
Objetivo: O curso tem por objetivo introduzir conceitos de processos migratórios e identificar as demandas, necessidades e desafios da população migrante. Refletir sobre a interlocução entre saúde mental nos fenômenos migratórios. Propiciar um pensar que se relacione a uma prática de acolhimento que venha compreender mais que explicar, considerando que nem sempre é necessário diagnosticar patologias. Inspirar uma prática de apoio que possa considerar a multiplicidade de contextos, culturas, línguas e perdas para desenvolver estratégias de acolhimento com capacidade de organizar novos arranjos a cada situação do encontro - não necessariamente clínico - e considerar a singularidade do sujeito em seu contexto atual com relação a suas referências e especificidades culturais de origem.
Formato
Serão duas turmas: uma no formato online e a outra no formato presencial, os assuntos serão divididos entre a manhã e a tarde.
Online -
https://www.e-inscricao.com/cvbrj/rlfonline
Dia: 02/04 - sábado - Júlia e Mariana
Local: Sede da Cruz Vermelha - Sala a definir
Matrícula: 1kg de alimento não perecível e 1 item para higiene pessoal
Investimento total do curso:
Online: R$ 200,00 e 30% de desconto para estudantes (R$140,00)
Pagamento por boleto, cartão de crédito parcelado c/ acréscimo ou à vista
Para estudantes: Enviar o comprovante da instituição de ensino via Wpp institucional do departamento de RLF e solicitar o cupom de desconto.
Conteúdo Programático
Manhã:
Definições conceituais (migrações forçadas, migrantes, refugiados)
Números (Global Trends UNHCR 2021)
Processo de solicitação de refúgio
Alternativas de regularização migratória
Inovações da Lei de Migração (Nº 13.445/2017)
Demandas e desafios enfrentados pela população migrante
Atendimento humanizado para população migrante
Situação América Latina/Caribe
· La bestia
· Tapón del Darién
· Centroamérica
· Haiti
· Política estadounidense
Tarde:
Introdução ao apoio psicossocial aplicado aos contextos de migração
Sentido e território - Dimensão geográfica
Estudo de caso: Roraima (2019)
Restabelecimento de Laços Familiares
Princípios para orientar famílias de pessoas migrantes desaparecidas
Conclusão: O papel do apoio psicossocial nos processos migratórios
Coordenação e Professores convidados
Ariel Pontes
Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IP/UFRJ (2021). Pós-graduada em Psicologia em Emergências e Desastres pela Faculdade Unyleya. Pesquisadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Saúde em Emergências e Desastres (GEPESED/EEAN/UFRJ). Membro da Comissão de Emergências e Desastres pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenadora do Programa de Restabelecimento de Laços Familiares da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Estadual do Rio de Janeiro
Julia Moulin
Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFFRJ (2021). Pós-graduanda em Políticas Públicas y Justicia de Género pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO (2021). Voluntária do Programa de Restabelecimento de Laços Familiares da Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Rio de Janeiro.
Mariana Figueiredo
Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - IPSI/UFF (2020). Diplomada en Estudios Latinoamericanos y Caribeños pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO (2021). Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR/UFF). Pesquisa Deslocamentos Forçados, Assuntos Humanitários, Geografia Humanista e Identidade Latinoamericana.