O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência.

O CICV também se esforça para evitar o sofrimento por meio da promoção e do fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais.

 

HISTÓRIA

Desde a sua criação em 1863, o único objetivo do CICV é garantir a proteção e a assistência às vítimas de conflitos armados e tensões. Para isso, realiza ações diretas no mundo todo, incentiva a aplicação do Direito Internacional Humanitário (DIH) e promove o seu respeito por parte dos governos e de todos os portadores de armas. A sua história é a história do desenvolvimento da ação humanitária, das Convenções de Genebra e do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

 

MANDATO E MISSÃO

A ação do CICV tem como base as Convenções de Genebra de 1949, os seus Protocolos Adicionais, os seus Estatutos – assim como os do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – e as resoluções das Conferências Internacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O CICV é uma organização independente e neutra que assegura a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. Toma iniciativa em resposta a emergências e, ao mesmo tempo, promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário (DIH) e a sua implementação na legislação nacional de um país.

 

Saiba mais em: https://www.icrc.org/pt

 

 

fonte: CICV

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta - 08:00 - 18:00

Sábados - 08:00 - 12:00

LOCALIZAÇÃO

Praça da Cruz Vermelha, 10/12 - 2º Andar

Centro - RJ 

CEP: 20230-130

 

(21) 2508-9090

(21) 2224-1941

Secretaria Escolar: (21) 97343-6796 (Somente WhatsApp)

 

 

Cruz Vermelha Brasileira - Rio de Janeiro - 2020